terça-feira, 25 de março de 2008

Aula 6 e 7 - Padrão Criador

A criação de objetos e uma das atividades, mas comuns em um sistema. O padrão criador guia a atribuição de responsabilidades relacionadas com a criação de objetos, uma tarefa muito comum. Tem um objeto básico que é encontra um criador que garante um acoplamento fraco. Mas também algumas vezes um criador e encontrado ao olhar a classe que tem os dados inicias que serão passados na criação. Esse é na realidade um exemplo do padrão especialista. Dados de iniciação são passados durante a criação por meio de algum método de iniciação, como um construtor em Java, ou seja, um que contém parâmetros. Um exemplo disso seria uma instância de pagamento recente a ser iniciada, quando o criada com o total de venda. Uma vez que a venda sabe o total, é uma candidata à criadora do Pagamento.
Para utilizar o padrão criador não fácil, porque muitas vezes a criação é uma tarefa complexa que exige uso de instâncias recicladas por motivo de desempenho, eventualmente criando uma instância de uma família de classes similares com base no valor de alguma propriedade externa, e assim por diante. Nesses casos, é aconselhável delegar a criação para uma classe auxiliar chamada Fábrica, em vez de usar a classe sugerida pelo criador.
Mas por outro lado o padrão criador favorece o acoplamento Fraco, e o que implica em menor desempenho para a manutenção e maiores oportunidades de reutilização.

Nenhum comentário: