
A seguir, elejo 07 benefícios notados quando aplicado o processo de gerenciamento do portfólio de serviços de TI. Espero que seja útil!
1) Contribui para melhor retorno de investimento em TI
As atividades deste
processo cuidam para que o serviço seja analisado e acompanhado,
garantindo que apenas serviços adequados estejam em operação. O próprio
aprendizado do processo tornará seu gestor assertivo, com o passar do
tempo, fazendo com que suas métricas sejam pensadas e repensadas,
buscando aquelas que realmente preveem e acompanham o resultado dos
serviços de TI na área de negócio.
2) Ajuda a justificar novos serviços
Junto com o processo de gestão financeira, este processo irá definir atividades que projetam as consequências do novo serviço quando este estiver em operação, considerando benefícios, retorno de investimento
e também riscos. O gestor do portfólio (ou gestor do produto),
portanto, irá trabalhar para identificar as projeções que
sejam compreendidas pela área de negócio.
3) Contribui para evitar o acúmulo de serviços desnecessários
A ausência deste
processo é diagnosticada no ambiente de TI, sobretudo, quando são
detectados diversos serviços para quais não existe uso significante,
necessidade explicita ou mesmo conhecimento de sua existência pela
organização. Licenças de software desnecessárias, sistema quais não se
utilizam 10% das funcionalidades, equipamento ociosos; todos estes são
exemplos de situações indesejadas que podem ser evitadas se há uma boa gestão do portfólio de serviços de TI.
4) Ajuda a prover uma imagem estratégica do departamento de TI
Nem sempre
é fácil demonstrar que TI deve fazer parte da estratégia da organização.
A ação de um bom gestor deste processo pode ajudar a conviver com este
desafio, pois ele relata freqüentemente como os indicadores de
desempenho de TI contribuem para a estratégia da empresa. Este processo é fundamental para ligar este pontos: objetivos de TI x objetivos de negócio.
5) Melhora a comunicação entre TI e área do negócio
Consequência do objetivo
04: o uso de métricas e linguagem de negócio para acompanhar os
serviços de TI trará uma compreensão maior a área de negócio em relação
ao que eles representam para a organização.
6) Contribui para uma melhor modelagem dos serviços de TI
O sistema deve ser
desenvolvido internamente ou terceirizado? Adquirir desktops ou
contratar como um serviço? Qual estrutura de servicedesk utilizar? Este
processo contribui para encontrar respostas como estas. Seu gestor deve
acompanhar e estar atento para as melhores decisões, baseadas no
aprendizado com suas próprias atividades e técnicas. Ele ele deve usar o
modelo mais adequado do serviço, baseado na utilidade e garantia, mantendo também a eficiência de custos.
7) É Fator crítico de sucesso para o Planejamento Estratégico de TI
Por ultimo, vale lembrar que a execução adequada deste processo é essencial para que o planejamento estratégico de TI (PETI) seja traduzido em serviços adequados entregues durante o ciclo de vida dos serviços. O portfólio é uma peça importante entre o plano estratégico e a etapa de desenho de serviços.
Fonte: http://www.portalgsti.com.br/2012/09/porque-o-departamento-de-ti-precisa-de.html?goback=.gde_145755_member_168199962
Nenhum comentário:
Postar um comentário