terça-feira, 17 de junho de 2008

Aula 29 - XP – Extreme Programing

XP – Extreme Programing


É uma metodologia de desenvolvimento de software, nascida nos EUA ao final da década de 90 e a parti desse momento que ela surgiu ela esta fazendo muito sucesso.
Mas que é XP – Extreme Programing?
Ou seja, e uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias e que irão desenvolver software com requisitos realização de vários pequenos ajustes durante o desenvolvimento de software.
Extreme Programming, ou XP, é um processo de desenvolvimento de software voltado para:
– Projetos cujos requisitos são vagos e mudam com freqüência;
– Desenvolvimento de sistemas orientados a objeto;
– Equipes pequenas, preferencialmente até 12 desenvolvedores;
– Desenvolvimento incremental (ou iterativo), onde o sistema começa a ser implementado logo no início do projeto e vai ganhando novas funcionalidades ao longo do tempo.
Os quatro valores fundamentais da metodologia XP são: comunicação, simplicidade, feedback e coragem. A partir desses valores, possui como princípios básicos: feedback rápido, presumir simplicidade, mudanças incrementais, abraçar mudanças e trabalho de qualidade.
Vejamos alguns valores XP deles:

- Comunicação: O cliente de um projeto de software tem um conjunto de problemas que deseja solucionar com o sistema em desenvolvimento e possui algumas idéias sobre que funcionalidades podem resolvê-los. Por sua vez, desenvolvedores possuem conhecimento sobre aspectos técnicos que influenciam a forma de solucionar o problema do cliente. Para que os desenvolvedores compreendam o que o cliente deseja e este último entenda os desafios técnicos que precisam ser vencidos, é preciso que haja comunicação entre as partes.

- Coragem: Costuma-se dizer que a única constante em um projeto de software é a mudança. Clientes mudam de idéia com freqüência, mesmo quando fecham contratos nos quais, teoricamente, assumem o compromisso de não alterar o que está na especificação. Eles mudam porque aprendem durante o projeto e descobrem problemas mais prioritários a serem solucionados ou formas mais apropriada de resolvê-los. Embora isso seja natural, gera uma preocupação para a equipe de desenvolvimento que, de tempos em tempos, precisa alterar partes do sistema que já estavam prontas, correndo o risco de se quebrar o que já vinha funcionando.

- Feedback: Algumas pessoas seriam capazes de caminhar na beirada de um precipício com os olhos fechados, ou colocar a maior parte do seu dinheiro em um investimento com elevada chance de prejuízo sem acompanhá-lo de perto. Entretanto, a maioria das pessoas provavelmente manteria os olhos bem abertos em ambos os casos. Isso é particularmente verdade no caso de equipes trabalhando com XP. Elas acreditam que projetos de software são iniciativas freqüentemente caras, arriscadas e com um histórico repleto de falhas, o que as leva a simples conclusão de que provavelmente o projeto em que estão envolvidas também enfrentará falhas e problemas, como é habitual na área de software.

- Simplicidade: Programar apenas o que é necessário hoje.


Bibliografia: Apostila,pt.wikipedia.org/wiki/Programação_extrema

Nenhum comentário: