#Conflito....
Apple nunca derrotará a Microsoft nas empresas
A Apple está em alta nos últimos tempos - e não só entre os consumidores finais com o iPhone e o iPad
como também cada vez mais no mercado corporativo. Algumas pessoas
chegam até a fantasiar o dia no qual a companhia de Cupertino irá
desafiar a Microsoft frente a frente nesse cenário. Mas isso nunca vai
acontecer.
Em janeiro, a Forrester Research fez uma previsão impressionante: em
2012, as empresas irão gastar 58% a mais em hardware da Apple do que em
relação ao ano passado - um valor estimado de 19 bilhões de dólares. E,
por volta de 2013, o montante será de nada meno s que 28 bilhões de
dólares.
“A maior força disruptiva no mercado de computadores não é a nuvem,
mas sim a Apple. Seu crescimento rápido no mercado corporativo foi uma
grande surpresa em 2011, e isso só tende a aumentar em 2012” avaliou o
analista Andrew Bartels. O especialista citou diversos fatores para esse
crescimento, sendo o principal o que ele chama de compras
“clandestinas” de produtos da Apple, como iPads e MacBooks Air, por
funcionários melhor posicionados.
Bartel destacou que, apresar da Apple não ser uma companhia voltada
ao mercado corporativo, Tim Cook, atual CEO da empresa, é mais focado
nessa área do que Steve Jobs
costumava ser. O analista disse que a Apple criou uma equipe de vendas
corporativas e que fornece descontos para iPads comprados em atacado.
A previsão do expert foi destacada por Frank Gillett da Forrester,
que afirmou que a dominância da MIcrosoft entre as empresas “está feita e
consumada. Estamos em um ambiente heterogêneo devido ao aumento do uso
de dispositivos móveis, poucos deles com Windows, e com um crescimento
dramático do uso de tecnologias em casa ou fora do ambiente de
trabalho”.
Outro dado importante levantado pela Forrester é que mais de 20% dos
colaboradores das empresas utilizam dispositivos da Apple no trabalho, a
maioria deles comprada por eles mesmos. Apesar de tudo isso, a
companhia de Cupertino nunca conseguirá chegar perto de sua rival de
Redmond no ambiente corporativo.
Em primeiro lugar, as “compras clandestinas” não são um plano de
negócio: adquirir alguns gadgets de pouco em pouco nunca será suficiente
para competir com compras massivas feitas pelo setor de TI. Outro ponto
importante é que a Apple não pode contar que os funcionários comprem o
hardware com dinheiro do próprio bolso, exatamente porque isso não se
classifica como plano de negócio.
Um grande problema são os custos. As empresas estão focadas na
contenção de custos para pagar a “taxa da Apple”. E o tempo está a favor
da Microsoft: hoje, se você quiser um notebook portátil e extremamente
leve, a melhor escolha é o MacBook Air (e é preciso pagar caro por ele), sendo assim, as compras “clandestinas” são compreensíveis. Todavia, os ultrabooks com Windows estão chegando no mercado, e devem ficar abaixo da faixa de preço do laptop ultrafino da Apple.
Em relação aos tablets, não existem boas opções com o sistema
operacional da Microsoft, logo o iPad é uma escolha natural. Por outro
lado, há a expectativa para os tablets com Windows 8, sendo assim o
dispositivo da Apple não precisa permanecer no mercado corporativo. Além
disso, a Apple não possui o mesmo tipo desenvolvimento de ferramentas
corporativas que a Microsoft investe, e não há sinal de grandes mudanças
nesse cenário.
A nuvem também poderá funcionar a favor da Microsoft.Quando a maioria
dos softwares e serviços das companhias forem baseados na nuvem, os
dispositivos atuais utilizados para acessar esses recursos se tornam
menos importantes. Por que gastar mais tempo com máquinas da Apple
quando o hardware é pouco mais do que uma plataforma para um browser
acessar a nuvem da empresa?
Em suma, a Apple fará sim algumas investidas nas empresas em dois
anos ou mais, e haverá espaço, limitado de certa forma, para o hardware
da empresa. Porém a Microsoft continuará a dominar esse mercado.
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