Quatro dicas para identificar e remover barreiras para o sucesso profissional
Da mesma forma como pode ser útil arrumar o armário de tempos em
tempos para verificar o que ainda é possível manter ou o que precisa ser
descartado, analisar a carreira periodicamente pode ser uma maneira
interessante de impulsioná-la. Isso porque revisitar as atividades
interentes à profissão ou ao emprego pode resultar, inclusive, em uma
melhor organização, mais energia mental e melhor rendimento.
Por isso, o Computerworld ouviu especialistas em RH gestão e traz
quatro dicas e sugestões para você analisar sua carreira e corrigir o
rumo em direção ao sucesso.
1:: Elimine o que pode distrair, desviá-lo do foco
Identifique as tarefas que você pode descartar. “Analisar a carreira
tem tudo a ver com garantir que ações que você toma no dia-a-dia vão
ajudar em sua prioridade número 1”, diz John McKee, fundador e
presidente da BusinessSuccessCoach.net, consultoria profissional baseada
nos Estados Unidos.
Comece definindo suas metas, projetando onde você quer estar em cinco
anos, como em uma alta posição executiva ou em uma nova companhia,
ressalta. Inclua também suas aspirações pessoais. Posteriormente,
estabeleça objetivos anuais para atingir sua meta e esboce passos para
alcançá-los neste período. Se as tarefas pelas quais você é responsável
não suportam seus objetivos pessoais, fale com seu gerente sobre como
delegá-las ou, eventualmente, solicitar uma troca de papéis.
2:: Aprenda a lidar com conflitos
Evitar um colega ou um projeto difícil pode comprometer sua
eficiência no trabalho, diz Daniel Markovitz, consultor corporativo
baseado na Califórnia. “A melhor forma não é virando as costas. As
coisas vão ficar ainda piores”, enfatiza.
Coloque uma tarefa não muito agradável no topo de sua lista de
afazeres e fragmente-a em vários pedaços pequenos, alerta Markovitz.
“Imagine que eu lhe dê um salame de 60 metros e diga: bom apetite. Mas, e
se eu quebrá-lo em diversos pedacinhos saborosos? Repentinamente, ele
parecerá totalmente gerenciável”, ressalta.
Se você está evitando uma situação desagradável, considere o alívio que você terá depois de tê-la resolvido, conclui.
3:: Gerencie melhor o e-mail
Uma caixa de e-mail entupida de mensagens pode dar a impressão de que
você tem mais para fazer do que realmente existe, ressalta Debby Stone,
do InterVision Group, consultoria em carreira e lidença.
E-mails que não necessitam uma resposta imediata podem ser
armazenados em uma pasta específica enquanto você responde mensagens
mais urgentes. Para tirá-las do caminho, envie uma resposta rápida e
padrão tal como “Obrigado pela mensagem. Retornarei assim que possível”,
alerta Ana Weber, também consultora de carreira. Posteriormente,
armazene o e-mail em uma pasta chamada “não-lidas”, com um lembrete para
analisá-las posteriormente.
Uma forma de reduzir o fluxo de e-mail é analisar newsletters, listas
de discussão e outras correspondências eletrônicas que não fazem tanta
diferença em sua carreira. “Em alguns casos, essas pessoas concluem que
esse tipo de correspondência não é tão interessante ou relevante quanto
pareciam”, diz.
4:: Prime pela produtividade e menos pela conversa
Bater papo é comum no ambiente de trabalho, mas socializar em excesso
pode ser um empecilho quando você está tentando terminar alguma coisa.
Para escapar educadamente de uma situação como essa, diga que você tem
um prazo a cumprir e se ofereça para conversar em algum outro momento,
como na hora do almoço, indica Ariane Benefit, fundadora da consultoria
de carreira Neat Living.
Não “cortar” um colega que se engaja em seções repetitivas de
bate-papo pode deter a produtividade. Isso envolve inclusive evitar até
mesmo passar perto daquele que já tem uma atração extra por um papo. “Às
vezes você tem literalmente que evitar passar perto daquele espaço”,
diz a executiva.
Quando for impossível desviar dessas pessoas, especialmente quando
elas trazem um bocado de reclamações, tente enfatizar o lado positivo da
situação. “Se você sempre trouxer algo pelo lado positivo, elas vão se
cansar de vir até você porque não vão se satisfazer com aquela
resposta”, complementa.
Mas de forma geral, pode-se dizer que essas são apenas algumas dicas
extras para turbinar a carreira. Os consultores continuam enfatizando a
necessidade de reciclagem profissional e o máximo de qualificação
possível, elementos que devidamente combinados com um aproveitamento
satisfatório das oportunidades são o caminho para o sucesso.
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