domingo, 17 de março de 2013

Cultura: Sesc Arsenal

# Cuiabá...


Feira gastronômica e cultural vira referência em Cuiabá




Um feirão de ideias, produtos e manifestações artísticas, sem regras e formalidade. Assim é o projeto “Bulixo”, organizado há dez anos pelo Sesc Arsenal e que se transformou numa tradição da cultura cuiabana. 

Todas as quintas-feiras, a partir das 18 horas, o tradicional bairro Porto recebe centenas de visitantes, que se dirigem ao casarão centenário, localizado na Rua 13 de Junho, onde o Sesc Arsenal funciona. 

Bulixo, do linguajar "cuiabanês", significa pequeno comércio de venda direta ao cliente, onde se encontram produtos dos mais variados. É o local onde a comunidade se reúne para fazer as compras e se inteirar dos acontecimentos. 

O projeto do Sesc Arsenal foi inspirado no antigo "Bulixo do seu João", que sempre tinha de tudo, desde uma simples paçoca de amendoim até querosene. O mais importante eram as notícias e comentários dos acontecimentos do dia, sobre os quais seu João sempre estava informado.

Foi pensando nisso que o Sesc Arsenal criou o Projeto Bulixo. Sua execução cumpre com os anseios da classe artística mais presente no local, e possibilita o resgate da história que muitos já viveram, mantendo a lembrança dos “bulixos”, que fazem falta dentro da cultura cuiabana. 

Desde 2003, artesãos, cozinheiros e artistas se reúnem em um espaço que transpira cultura, sabor e muita criatividade. 

Culinária 

Um dos pontos fortes do Bulixo são os pratos variados, que vão desde a típica Maria Izabel com farofa de banana, picadinho mineiro, sobá, yakisoba, strogonoff de camarão, paçoca de pilão e banana. Além disso, há muitos doces, como cocada com doce de leite e bombons.

Fabiano Fanaina, o “Parente”, é figura conhecida no Bulixo pelos pratos exóticos. A moqueca de jacaré é um dos carros chefes - o prato é vendido por R$ 15 e faz sucesso. 

O cozinheiro disse que, inicialmente, o projeto dele e da esposa, a carioca Rosana, era fazer o nome ficar conhecido para abrir um restaurante. 

“Acabou que o projeto de propaganda ficou o nosso projeto central. Aqui é muito bom, temos os nossos fregueses fiéis, que ligam antes e já avisam para deixar tudo pronto. Querem evitar a fila que se forma. Nosso trabalho é muito sério e bem feito, a comida é feita pouca horas antes de ser servida. Os produtos são de primeira qualidade. A culinária é o traço mais marcante de um povo, temos que respeitar isso”, disse. 

Rosana, que divide o trabalho com o marido, disse que a venda na feira é muito variada. “Até final de novela, dia de jogo tem influência nas vendas. Quando tem chuva também reduz muito as vendas, mas, em geral, o local está sempre cheio”, observou. 

Outra barraquinha que está sempre cheia é a da cozinheira Zilma Pascoal, que serve a tradicional Maria Izabel. “O prato custa R$ 10. Sempre vendemos tudo que trazemos. A comida é caseira e feita com muito carinho. Quem come sempre volta”, completou a cozinheira, que chega a vender 60 pratos por noite. 

Artesanato 

Quem procura novidade vai se encantar com os produtos feitos pelos artesãos, que reciclam, pintam e colorem o espaço com uma variedade de produtos. 

Gilson é um catarinense, de Florianópolis, que escolheu Cuiabá como lar. Junto com a esposa ele vende os bolsas, carteiras, blusas de crochê e outras belezas que ele mesmo produz. 

Público 

Antes da feira, quase ninguém frequentava o prédio do Sesc Arsenal. Agora, o lugar não comporta mais o número de frequentadores. Famílias inteiras de reúnem para ver os amigos, conversar, interagir. 

Heliete e Antonio são frequentadores do Sesc Arsenal e, para eles, o melhor de tudo é a gratuidade das apresentações culturais. 

“Esse espaço é uma das maravilhas que Cuiabá oferece. Temos a oportunidade de ver peças de teatro, filmes, documentários, apresentações musicais, tudo de graça. Depois, ainda podemos saborear essas delícias com preços atrativos. Isso é cultura. Queremos incentivar as pessoas para conhecerem o local. Quem vem se apaixona”, disse Heliete.

 Site do Midia News.

Para me seguir no Facebook acesse: http://www.facebook.com/BlogJullianFigueiredo?ref=hl

Nenhum comentário: