Apple paga R$ 121 milhões pelo nome iPad na China
A Apple concordou em pagar a uma companhia chinesa US$ 60 milhões (R$ 121 milhões) para dar fim a uma disputa ao redor da propriedade do nome iPad, anunciou uma corte nesta segunda (2), eliminando um potencial obstáculo às vendas do popular tablet no mercado chinês.
A Apple diz que havia comprado os direitos sobre o nome iPad da Proview em 2009, mas as autoridades chinesas dizem que a aquisição nunca ocorreu. Uma corte decidiu em dezembro último que a Proview ainda possuía o nome em litígio na China e esta empresa solicitou que as vendas do aparelho fossem interrompidas.
"O caso iPad está findado", disse a corte de Guandong em um comunicado. "A Apple transferiu US$ 60 milhões para a conta da corte como solicitado na carta de mediação."
A China é o segundo maior mercado da Apple, logo após dos EUA, e corresponde a boa parte das vendas da companhia.
A Proview esperava ter conseguido uma quantia maior, mas se sentiu pressionada a dar fim à disputa porque precisa pagar dívidas, disse Xie Xianghui, advogado da empresa.
Xanghui afirmou que a Proview esperava ter conseguido US$ 400 milhões e que, ainda que tenha vencido o caso, está declarando falência em um outro processo judicial.
"Este é um resultado aceitável para ambos lados", disse o advogado.
O caso se focou em se a Apple adquirira ou não o nome iPad na China quando comprou de uma filial da Proview os direitos da mesma denominação em diversos países por US$ 55 mil (R$ 110 mil).
A decisão em dezembro dizia que a Proview detinha a marca iPad na China desde 2001, quando o nome foi registrado, e que a empresa não havia sido parte desta outra aquisição.
A Shenzhen Proview Technology, fabricante de monitores de cristal líquido, é uma subsidiária da Proview International Holdings, cuja sede fica em Hong Kong.
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