segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Copa do 2014: Cuiabá

#AceleraCuiabá....

Cuiabá chega a 500 dias da Copa do Mundo aquém das expectativas quanto à infraestrutura para receber o Mundial de 2014. Após muitas brigas políticas, troca de comando e de prioridades, a capital mato-grossense tem hoje muitas obras atrasadas, apesar de ninguém confirmar os riscos de que algumas poderão não ficar prontas até o Mundial. De uma forma global, as obras estão cerca de 50% concluídas.

- Existe uma descrença da população, já que perdemos um pouco de tempo com readequações de projetos. Haviam projetos que foram mal elaborados. Tivemos que alterá-los. Porém, entendemos que isso não vai prejudicar a data de entrega. Estamos confiantes em deixar tudo pronto até o dia 13 de junho, quando Cuiabá recebe o primeiro jogo. Nosso desafio é terminar o essencial para receber o evento, que consiste na Arena Pantanal, nos Centros de Treinamento, aeroporto e corredores para chegar ao estádio – disse Maurício Guimarães, titular da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa).
Desde que foi escolhida como sede da Copa, em 2009, o governo destituiu uma agência e criou uma secretaria extraordinária para organizar o Mundial. A pasta trocou de comando quatro vezes. O projeto de mobilidade urbana foi alterado com a escolha do VLT no lugar do Bus Rapid Transit (BRT).
A Baixada Cuiabana, que compreende Cuiabá e Várzea Grande, por conta de problemas licitatórios e também com os projetos, sofreu com a demora no início das obras. Foi somente em 2012 que as construções começaram a sair do papel e tomaram as ruas da cidade. Ao todo, são 24 em andamento. Várias intervenções no trânsito estão sendo feitas para as obras de viadutos, trincheiras e a principal delas: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A obra, orçada em R$ 1,477 bilhão, teve início em agosto de 2012 com entrega prevista para março de 2014. Chegou a ser suspensa pelo Ministério Público, que a julgou como "ilegal, inviável e superdimensionada", mas após as brigas na Justiça, segue em ritmo normal. Para acelerar o processo, os operários trabalham de manhã, de tarde e de noite, com objetivo de tentar garantir a entrega no prazo estabelecido.
Outras obras também estão previstas para ficarem prontas até o fim do ano, entre trincheiras, pontes, duplicações de vias e Centro de Treinamento. A cidade, porém, carece de mão-de-obra especializada, além das readequações em projetos.
A expectativa total de investimentos segundo o Tribunal de Contas da União (TCU) para o Mundial de 2014 em Cuiabá é de R$ 2.050 bilhões. Os recursos são oriundos dos governos estadual e federal e financiamentos junto ao BNDES e à Caixa Econômica Federal.

Estádio

Concebida para ser um espaço multiuso, a Arena Pantanal já chegou a ser a obra mais adiantada entre os estádios no país. Porém, chega a 500 dias da Copa com apenas 55% das obras concluídas. O trabalho de montagem das arquibancadas está em andamento e deve terminar até o início de fevereiro. O gramado está previsto para ser colocado em abril.
A previsão é que a Arena Pantanal, onde serão realizados quatro jogos durante a Copa, fique pronta em outubro de 2013. O prazo inicial era dezembro de 2012, porém houve uma readequação no cronograma, segundo a Secopa, para que o estádio não ficasse tanto tempo parado. O valor global da obra previsto na Matriz de Responsabilidade é de R$ 518,9 milhões, restando ainda licitar assentos, a tecnologia da informação e o placar, o que deve acontecer até abril.

Obras

No total, cerca de 50% das obras para a Copa do Mundo estão prontas. As obras mais adiantadas na Grande Cuiabá são os viadutos, trincheiras e duplicações. O viaduto do Despraiado, por exemplo, tem previsão para ser entregue em maio. Duplicações de vias e pontes também estão bem avançadas.
- Em 2013 vamos inaugurar muitas obras. Vamos provar que tudo está de acordo com nosso cronograma – disse Guimarães.
Entretanto, a principal preocupação é quanto às obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que está com 22% concluída.
Em 2013, Cuiabá e Várzea Grande sofrerão grandes intervenções no trânsito. Até dezembro, data prevista para a entrega das principais obras, os motoristas irão precisar de muita paciência e compreensão.
- Precisamos nos unir e pensar que será para um bem futuro. Teremos interdições em vários pontos, mas quando tudo tiver pronto, todos irão ver que valeu a pena – afirmou Guimarães.

Mas informações no site do globoesporte



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