
Técnicas de Negociação
Em Gerenciamentos de Projetos sabemos que é praticamente impossível
haver um projeto sem que haja conflitos entre as partes interessadas.
Para tentar evitar um desgaste emocional e mental, é indispensável que o
gerente de projetos possua habilidades de negociação.
A negociação é uma arte que deve ser aprimorada, sendo formada por três elementos: a criatividade, a sensibilidade e a intuição.
Negociar é um processo de comunicação, que envolve uma ou mais partes
com interesses comuns e/ou antagônicos, que se sentam para confrontar e
discutir propostas explicitas com o objetivo de alcançar um acordo.
Assim, por ser concebida como um processo é de fundamental importância
definir bem os objetivos que queremos discutir e, principalmente, saber
recolher a informação para a elaboração de um documento, como por
exemplo, um check list para condução da própria negociação.
Após a definição das propostas a serem discutidas, é, igualmente
importante, definir a relação a ser estabelecida após a negociação,
supor os interesses e objetivos do outro, recolher informação que
fundamente a nossa posição na reunião, prever possíveis impasses, como
evitá-los e superá-los.
Antes de qualquer negociação é de extrema importância à criação de um
ambiente favorável, em que os negociadores sintam-se mais a vontade, de
maneira que ajude a reduzir eventuais tensões.
Durante a negociação os negociadores devem buscar explorar e
compreender variáveis envolvidas, clarificar pontos obscuros, pesquisar e
criar alternativas de ganho mutuo, buscando-se um consenso.
O acordo, momento que requer muita sensibilidade, deve-se evitar
impaciência e a precipitação. Deve-se ainda ter em consideração:
- Resumir o que ficou combinado;
- Recapitular os benefícios mútuos;
- Verificar se não há mal-entendidos e/ou resistências;
- Formalizar, se necessário, o compromisso;
- Registar o que ficou acordado;
- Combinar (se houver) os próximos passos e definir o cronograma.
Após o acordo é interessante verificar o saldo da negociação, os
pontos positivos e negativos. Refletir e compreender o que se passou é
importante para que no futuro não cometa-se os mesmo erros.
O Negociador
Entre as habilidades e características exigidas no processo de negociação, destacamos:
- Distanciamento emocional;
- Saber ouvir sabiamente – esta prática permite obter muitas respostas e identificar os interesses envolvidos na negociação, facilitando a decisão;
- Utilizar comunicação de forma clara e correcta;
- Movimento corporal e gestual no processo de persuasão;
- Ser respeitoso, integro, justo, responsável, digno de confiança, ter senso de humor e autodisciplina;
- Ser paciente, flexível, saber lidar com as diferenças;
- Procurar o contínuo aperfeiçoamento.
Em qualquer processo de negociação existem alguns erros que podemos
evitar e que constantemente cometemos. Entre os mais comuns, está aquele
que mais compromete o sucesso da negociação: a falta de planejamento.
Outros erros podem ser:
- Negociar com as pessoas “erradas”;
- Insistir numa posição;
- Perder o controle da negociação;
- Sentir-se impotente perante os argumentos apresentados pela outra parte;
- Afastar-se das metas e limites estabelecidos;
- Pensar na “resposta certa” no dia seguinte”;
- Culpar-se pelos erros dos outros;
- Prender-se a detalhes e esquecer o todo;
- Evitar o conflito, em vez de administrá-lo;
- Não cumprir prazos ou promessas perdendo, com isso, credibilidade;
- Ignorar as diferenças desrespeitando a lógica do outro negociador;
- Assumir, com freqüência uma postura defensiva;
- Falar mais do que ouvir;
- Não se colocar na posição do outro;
- Utilizar termos técnicos ou linguagem inacessível à outra parte;
- Não dar a importância devida aos resultados da negociação.
Algumas dicas práticas para uma negociação:
O que se deve fazer
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O que NÃO se deve fazer
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Escute com atenção. | Não faça demasiadas concessões no início das negociações. |
Deixe espaço suficiente para manobra nas propostas. | Não faça ofertas inicias demasiado radicais e deixe espaço para adaptações e concessões |
Se não concordar completamente com o compromisso proposto, não hesite em recusá-lo. | Nunca diga “nunca”. |
Faça propostas com condições: “se você fizer isto, eu faço aquilo”. | Não responda imediatamente (mesmo antes da outra parte terminar) com “sim” ou “não”. |
Tente descobrir qual é a posição da outra parte: “O que achava se…”. | Não ridicularize a outra parte. |
Seja flexível de forma a adaptar-se à situação e às reações do seu adversário. Lembre-se de que a flexibilidade não é sinal de insegurança ou fraqueza mas de estar alerta e compreender a questão. | Não comece a falar se não tiver algo de relevante para dizer. |
Se durante as negociações, se dizem coisas “off the record”, mantenha-se “off the record”. | Não interrompa a outra parte. Deixe-a acabar primeiro antes de começar a falar. |
Trabalhe com uma agenda para tornar a reunião mais eficiente. | Nunca faça reuniões com mais de 2 horas sem intervalo. |
Estilos
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Conceitos
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Comportamentos Típicos
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Comportamentos Extremos
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Persuasão
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Levar os outros a aceitar a sua idéia.
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Fazer propostas e sugestões;
Argumentar, raciocinar e justificar.
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Dispersão:
Propostas apresentadas e não defendidas;
Argumentos incapazes de levar a propostas tangíveis.
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Afirmação
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Impor e julgar o outro.
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Fazer conhecer exigências e normas
Expor o seu ponto de vista e os seus objetivos.
Avaliar os outros
Punir, recompensar e conceder.
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Tirania: excesso de pressão sem manifestação clara de expectativas;
Uso indiscriminado do poder de posição
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Ligação
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Compreender o quadro de referência do outro.
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Encorajar a participação do outro
Procurar pontos de acordo.
Escutar com empatia.
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Indecisão: apoiar ou escutar o outro com um fim em si mesmo;
Reformulações constantes de propostas;
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Atração
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Abrir-se ao outro procurando envolvê-lo.
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Influenciar o outro com o seu próprio comportamento.
Seduzir, motivar o outro, elevar a moral
Partilhar informações
Reconhecer os próprios erros
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Falsidade: Reconhecer falhas e dúvidas inexistentes, uso excessivo do poder pessoal.
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Fonte: http://nossomundogp.wordpress.com/2012/06/29/tecnicas-de-negociacao/?goback=.gde_145755_member_129222347
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