terça-feira, 29 de maio de 2012

A nova era Pós-PC

# Interessante....



A Era Pós-PC Vai Mudar a Maneira que Nos Relacionamos com a Tecnologia




Os computadores mudaram a maneira como as pessoas trabalham, estudam e fazem suas atividades, mas já se fala em uma era pós-PC. A especulação começou a dois anos quando a venda de smartphones e tablets PCssuperou a venda de desktops. Esses dispositivos, juntamente com os ultrabooks, são as maiores apostas para a mudança, contudo, a transformação será ainda maior.
Do mesmo jeito que no passado mudamos nosso comportamento, por exemplo,  de fazer pesquisas em livros e ver TV, para nos sentarmos na frente do computador, no futuro, a tela do PC já não será um destino. A computação irá se expandir além dos dispositivos para ser integrada a nossa vida, com tablets em automóveis, na academia, nas clínicas e hospitais e até mesmo em geladeiras inteligentes, integradas à internet. Já podemos ver isso em alguns lugares, por exemplo, os desktops e as TVs inteligentes têm poucas diferenças, pois ambos acessam à internet e a programação da TV está na web.

A integração vai aumentar conforme a computação em nuvem for tornando o mundo cada vez mais móvel. A nuvem oferece uma plataforma que tornará o compartilhamento social viciante. Os serviços em nuvem vão preencher lacunas hoje existentes no armazenamento e processamento de energia dos dispositivos móveis. Por meio dela, também será possível fazer sincronização, e ter acesso a APIs para serviços como voice over IP e localização, além da possibilidade de estar conectado o tempo inteiro, coisas que ainda não dá para imaginar.

A indústria do software, obviamente, também será afetada pela era pós-PC. Da mesma forma que foram criados novos sistemas operacionais (OS) para tablets e smartphones, novas mudanças no sistema operacional afetará a maioria dos aplicativos, que terão de ser refeitos. Essas adaptações e os novos dispositivos, possibilitarão o surgimento de novas empresas de software. Isso também cria oportunidades para os fornecedores de serviços SaaS, de armazenamento e processamento de dados em nuvem.

A mobilidade não só aumenta o alcance dos serviços, mas também da localização, com triangulação, assinaturas de localização sem fio e GPS combinados, para fornecer informações precisas. No futuro, sensores embutidos para proporcionar condições ambientais, como umidade e temperatura, serão comuns. Outros sensores dirão o que falta na geladeira e o dispositivo móvel dentro do seu carro, com acesso a sua agenda, dirá se você está atrasado para uma reunião em São Paulo. Já imaginou? Você está preparado para o futuro?


Nenhum comentário: