Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
Com isso em mente, quero destacar aqui os dez pontos mais importantes
a ser considerados se desejar que seu chefe, ou a alta administração da
sua empresa, preste atenção em você:
Assegure-se que o tema faz sentido para ele. Geralmente
os funcionários pensam que tudo gira ao redor deles. Não é bem assim.
Quando você quiser que alguém preste atenção, precisa apresentar o
assunto destacando o que há de importante para o ouvinte. Suas idéias e
feedbacks podem ser sensacionais, mas se não forem uma prioridade para a
“autoridade” envolvida, não serão escutadas – e muito menos executadas.
Você precisa entender que gestores têm uma longa lista de prioridades e
uma outra maior ainda de responsabilidades. De certa forma, todo o
resto acaba caindo num buraco negro.
Não enrole. A maior parte dos gerentes e executivos de nível senior não estão interessados em nuances e, cá entre nós, hoje em dia ninguém tem tempo para prestar atenção nisso. Portanto, seja direto. Entre, diga-lhes o que pensa, o que deviam fazer de forma diferente (ou melhor), responda qualquer dúvida levantada e saia. Ponto final.
Considere o “timing”. Funcionários geralmente agem como se tudo fosse caso de vida e morte. Às vezes as empresas têm coisas importantes em andamento, como questões financeiras, uma fusão ou uma aquisição, um lançamento estratégico de um novo produto ou serviço, etc. Seu chefe ou a alta administração pode estar distraído e não deve ser incomodado. Se você acha que este é o caso, aborde-o num melhor momento. Talvez você não tenha uma segunda chance, portanto estude a melhor ocasião.
Fique longe da politicagem. É uma desagradável realidade que a maioria dos executivos não admite para seus funcionários e alguns nem mesmo para si mesmos: nos negócios, tanto nas grandes quanto nas pequenas empresas, a politicagem pode ser um grande problema. O que quer que você faça, não procure culpados. Tente dar o melhor de si ao discutir um problema mas não provoque incêndios na casa dos outros. Dessa forma, você vai emergir como um melhor profissional.
Não intimide nem seja difícil. Talvez não acredite, mas tem um monte de funcionários bem mais intimidantes e difíceis de lidar do que os seus chefes. Se deseja que prestem atenção em você, não se irrite, não carregue nas emoções, não seja desagradável e muito menos inflexível. Só porque ele é o chefe não quer dizer que tenha uma paciência sem fim. Portanto, organize seus pensamentos, tente relaxar e seja você mesmo. E à propósito, expressar senso de humor e humildade não fará mal a ninguém.
Não perca o seu tempo com um chefe incompetente. Muitas
vezes, os chefes simplesmente não são competentes o suficiente para
compreender o quão importante é dedicar tempo para escutar o ponto de
vista de um funcionário e compartilhar a visão dele com seus
subordinados. Conceitos tais como comunicação, engajamento e motivação
não têm apelo nessas pessoas que possivelmente alcançaram seus cargos
através do Princípio de Peter. Se esse é o tipo de chefe para o qual você trabalha, não desperdice o seu fôlego.
Procure pensar grande. O que pode parecer óbvio
ou importante para você pode não ser uma boa idéia um ou dois escalões
acima. Quanto mais alto você for, mais importante é pensar grande.
Assim, seja direto e talvez obtenha uma resposta sem rodeios. É
totalmente possível que suas idéias ou preocupações sejam ingênuas ou
sem sentido. Se esse for o caso, seu chefe pode achar que é mais fácil
e simples sair pela tangente polidamente, dizendo: “Ok… excelente…
obrigado pela dedicação” e aguardar que você saia. Não desanime.
Acontece.
Assegure-se que está falando com a pessoa certa. Muitas
vezes os funcionários reclamam para a pessoa errada. Acontece o tempo
todo, e o muro das lamentações agradece. Antes de despejar sobre o seu
chefe – ou aleatoriamente sobre qualquer outro gerente apenas
porque ostenta uma palavra chave no título do cargo – se assegure
que podem fazer algo sobre o que incomoda você. E lembre-se, a maior
parte das descrições de cargos gerenciais não incluem “ouvir o João”,
portanto não aja como se fosse um direito natural ou pode acabar
piorando as coisas para você mesmo.
Se todo o time executivo é disfuncional, esqueça o assunto e parta para outra. É importante
que você compreenda que a cultura corporativa é estabelecida de cima
para baixo e, quando o time executivo opera de forma disfuncional, isso
provoca curtos-circuito ao longo da organização. Se for esse o fato,
será melhor investir no seu networking para encontrar um melhor lugar
para trabalhar em vez de desperdiçar seu tempo tentando aprimorar o que
não pode ser aprimorado. Afinal, uma andorinha só não faz verão.
Mas é possível que, talvez, ele esteja prestando atenção. Seu
chefe pode ter enviado sua idéia ou feedback para a topo da pirâmide e,
por qualquer que seja a razão, ela não repercutiu de forma adequada na
alta administração. Talvez ultimamente não tenha circulado próximo à
você para lhe contar isso, ou talvez não queira admitir a derrota (pois é
um duro golpe para o ego dele), ou ainda pode ser que ele pense
que este insucesso acabe lhe desmotivando. Quem sabe ele está prestando
atenção mas não é ele quem tem poder de decisão? As hipóteses são
variadas. Empresas tem regras que levam tempo para ser compreendidas.
Tente ser paciente com a dinâmica corporativa.
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