# Interessante...
Gerenciar a reputação on-line é vita.
Microsoft aponta que 67% dos profissionais acreditam que
estão no controle de sua imagem na web, mas apenas 44% pensam sobre as
consequências das atividades na web.
No sábado (28/1) foi comemorado o Data Privacy Day (Dia de Privacidade de Dados, ou DPD, como é mais conhecido).
Um dia para "aumentar a conscientização sobre questões de privacidade e
protcção de dados entre os consumidores, organizações e autoridades do
governo e ajudar a indústria, a academia e os advogados a destacarem os
esforços feitos para garantir a privacidade do consumidor".
Ouça. Privacidade de dados é importante. Ninguém, desde o adolescente
que compartilha as fotos da festa no Facebook até os CIOs de cada uma
das 500 maiores da lista da Fortune, quer a sua informação comprometida.
Para honrar o DPD, a Microsoft encomendou uma pesquisa
[realizada pela Blueocean Market Intelligence] com 5 mil pessoas,
incluindo crianças entre as idades de 8 anos a 17 anos e adultos entre
18 anos e 74 anos no Canadá, Alemanha, Irlanda, Espanha e Estados
Unidos. Os resultados indicam que a maioria não está vigilante o
suficiente para proteger os perfis e a reputações on-line.
O seu "perfil on-line", segundo a pesquisa da Microsoft, é a soma de
conteúdos na web sobre você (compras de cartão de crédito, registros
médicos etc), de conteúdos que você criou (e-mails, vídeos, publicações
em redes sociais) e de conteúdos sobre você criados por outros (alguém
que publica uma foto ou comentários sobre você em uma rede social ou
site).
Já a sua "reputação on-line" é a imagem criada por meio de
informações que você ou outros compartilharam na interner em blogs,
posts, fotos, tweets e vídeos.
A pesquisa da Microsoft indica que 67% dos entrevistados acreditam
que estão no controle de suas reputações na web, mas apenas 44% pensam
sobre as conseqüências a longo prazo de nossas atividades on-line.
Não deveríamos todos - e não apenas 44% - pensar mais sobre as
consequências de nossos rastros pela internet? Com os sites de mídia
social como Facebook e Twitter abrindo o mundo, para melhor ou pior, e
as pessoasl efetuando cada vez mais pagamentos de contas on-line, a
gestão da reputação on-line nunca foi tão importante. Afinal, muitos
empregadores usam o Facebook para avaliar candidatos a emprego,
faculdades e companhias de seguros podem procurar fotos na web para
avaliar os riscos de candidatos a seus serviços etc.
Então como é que nos tornamos melhores cidadãos digitais? Aqui estão
alguns passos que você pode tomar, de acordo com um post no blog da
Microsoft, escrito pelo diretor de privacidade da empresa, Brendon
Lynch.
Monitore as redes
- Pesquise todas as variações de seu nome nos motores de busca, e
avalie se os resultados refletem a reputação que você gostaria de
compartilhar com o mundo, incluindo os empregadores atuais ou futuros,
colegas, amigos e familiares. A pesquisa encomendada pela Microsoft
descobriu que 37% dos adultos nunca fazem isso.
- Se você encontrar informações imprecisas ou menos favoráveis sobre
si, respeitosamente, solicite que a pessoa que a postou corrija os erros
ou remova as informações.
Considere separar os perfis profissionais e pessoais
- Ao procurar por um trabalho, uma vaga na escola, a contratação de
um novo seguro ou um empréstimo, lembre-se de que sua imagem on-line
pode ser fator determinante para a avaliação do seu perfil. Tenha
certeza de usar diferentes endereços de correio eletrônico, preferindo
blogs e sites para cada perfil, evitando o cruzamento de sites pessoais e
profissionais.
- Cerca de 57% dos adultos pensam em tomar medidas para manter seus
perfis pessoais e profissionais resguardados. No entanto, 17% disseram
que já tiveram informações destinadas a permanecerem particulares
inadvertidamente divulgadas publicamente.
- Seja criterioso sobre a adição de informações pessoais no perfil
profissional. Apenas inclua informações
adequadas ao contexto
profissional.
Ajuste as configurações de privacidade
- Em navegadores de internet, sites de redes sociais, blogs pessoais e
outros locais onde há necessidade de manter dados pessoais, use as
configurações de privacidade para ajudar a gerenciar quem pode ver seu
perfil ou fotos, como as pessoas podem procurar por você, que pode
comentar e como bloquear o acesso indesejado. De acordo com a pesquisa
da Microsoft, 49% dos adultos não usam as configurações de privacidade
em sites de redes sociais.
- Se você usar o Internet Explorer 9, use a proteção de rastreamento
oferecida pelo navegador. Ajuda a bloquear o rastreamento indesejado.
Também é possível usar o Internet Explorer no modo de navegação
"InPrivate".
- Revise periodicamente quem tem acesso ao seu conteúdo. É
aconselhável remover pessoas que você não necessita mais ter acesso tão
próximo.
Pense antes de agir
- Pense no que você vai publicar (fotos e vídeos pessoais em
particular), na informação que vai compartilhar e como ela reflete em
sua reputação. Informe aos amigos o que você faz e não deseja que seja
compartilhado, e peça a eles que removam qualquer coisa que você não
quer divulgar.
- A pesquisa mostrou que apenas 38% dos adultos e 39% das crianças
pensa sobre o impacto a longo prazo que as suas atividades on-line podem
ter sobre a reputação de outra pessoa.
Fonte: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2012/01/27/gerenciar-a-reputacao-on-line-e-vital-saiba-como/
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