Sete sinais de que você terceirizou demais
A atração por terceirização da TI é forte. Difícil resistir às
promessas de melhores níveis de serviço e redução dos custos com a
premissa de liberação de recursos internos para se concentrar em
questões estratégicas de negócios.
Infelizmente, poucos líderes de TI já entenderam que a terceirização
bem sucedida requer um equilíbrio de competências internas e externas.
No mínimo, esses CIOs "já perceberam a necessidade de ter uma equipe de
TI suficientemente robusta para manter fornecedores honestos; ajuda na
resolução de litígios e na obtenção do máximo valor a partir desta
relação", diz Bob Kriss, responsável por litígios de terceirização na
Mayer Brown.
Na prática, a terceirização é um terreno escorregadio. Uma vez que
uma organização tome gosto pelos benefícios da terceirização, o apetite
para terceirizar mais serviços de TI aumenta naturalmente. Em pouco
tempo, a carteira de trabalhos terceirizados começa a comprometer os
benefícios e a minar a produtividade dos serviços internos de TI.
Quando a terceirização de TI é demais? Isso depende do cliente. Mas
aqui estão sete sinais infalíveis que você precisa trazer algumas
atividades de volta para casa.
1. Você tem que convidar o provedor de serviço para uma reunião de diretoria
O CEO convoca uma reunião estratégica. O CMO quer falar de Big DataO
e analytics. CFO quer re-examinar as despesas de TI. É um mau sinal que
você tenha que arrastar o contratante com você para todas as
importantes reuniões de negócios. "Quando a única maneira de fornecer
informações estratégicas de TI para os pares C-level é convidar o o
fornecedor para discutir o assunto com eles, você tem terceirizado
demais", diz Adam Strichman, fundador da consultoria de outsourcing
Sanda Partners. "Um bom contrato de terceirização preserva o direito de
controlar questões críticas e estratégicas que afetem o negócio
principal", acrescenta Brad Peterson, da Mayer Brown.
2. Você está se afogando em pedidos de alteração
Quando até mesmo mudanças menores mais importantes exigem uma
papelada imensa, as chances são que você tenha terceirizado mais do que
devia. "Sua equipe de governança é impotente para fazer qualquer coisa
sem passar por um processo de aprovação de fornecedores, de modo que
muitas vezes acaba por não se preocupar em fazer melhorias por demorarem
muito tempo para serem implementadas e, muitas vezes, custarem muito
caro?", pergunta Phil Fersht, fundador da empresa de análise de
terceirização HFS Research. Então... Em tais situações, as equipes de TI
adiam a adopção de importantes tecnologias até que seus contratos sejam
renovação, colocando a empresa em desvantagem estratégica.
3. Você fica sem espaço para reuniões
"Quando você precisa fazer uma reunião de gerenciamento com
fornecedores e de repente, a maior sala de conferência da empresa não é
grande o suficiente, você terceirizou demais.
4. Os custos de transação superam os benefícios
Apesar de soar como uma bandeira vermelha óbvia, mas os custos de
gestão de uma carteira crescente de fornecedores de TI pode surpreender
um cliente de outsourcing, diz Stan Lepeak, diretor de pesquisa de
serviços de consultoria da KPMG. "Isso geralmente acontece porque o
cliente tem mais fornecedores do que necessita para obter as habilidades
certas e manter a concorrência", acrescenta Peterson, da Mayer Brown.
5. Membros-chave da equipe de liderança de TI se transformaram em gestores de contratos
Você começa a lamentar o fato de que nunca ter pensado em cursar
direito, como sua mãe queria? Isso não é bom. É mais uma sinal de que
você precisa retroceder o outsourcing, diz Fersht: "Você sente que
perdeu o controle sobre suas operações e tornou-se simplesmente um
supervisor administrativo. As pessoas que você deseja contratar para
apoiá-lo não são tecnólogos, são administradores contrato... Você
precisa de habilidades de contabilidade para melhorar o seu trabalho,
não mais conhecimento de tecnologia. E o seu grupo interno teve que
contratar pessoal para lidar com o fluxo constante de RFPs e declarações
de trabalho de TI... Você realmente terceirizou demais.
6. Você não pode mais responder a perguntas fundamentais da tecnologia
Durante o planejamento de continuidade de negócios o seu Chief Risk
Officer pede a localização exata dos dados da empresa e você percebe que
você não tem ideia de onde estão armazenados. Soa algo impossível de
acontecer, mas Strichman, da Sanda Partners diz que ele viu isso
acontecer em muitas organizações de TI que optaram pela terceirização.
7. Ninguém mais presta atenção ao trabalho do terceirizado ou a você
Quando "não há mais espaço para reduzir mais custos empurrando mais
trabalho para a equipe externa, e seu fornecedor continua indo às
reuiniões de diretoria para convencer seus chefes de que pode fazer
mais, o próximo a ser terceirizado pode ser você", diz Fersht, da HFS
Research. Quando "os patrocinadores da sua gestão estão menos
interessados nas suas iniciativas de terceirização eles já encontraram
deslocaram suas mestas de redução de custo para outras iniciativas",
diz Fersht. Isso é um claro sinal de que é hora de conter a estratégia
de outsourcing.
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