terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sinais da terceirização

# Sete sinais.....

Sete sinais de que você terceirizou demais


A atração por terceirização da TI é forte. Difícil resistir às promessas de melhores níveis de serviço e redução dos custos com a premissa de liberação de recursos internos para se concentrar em questões estratégicas de negócios.
Infelizmente, poucos líderes de TI já entenderam que a terceirização bem sucedida requer um equilíbrio de competências internas e externas. No mínimo, esses CIOs "já perceberam a necessidade de ter uma equipe de TI suficientemente robusta para manter fornecedores honestos; ajuda na resolução de litígios e na obtenção do máximo valor a partir desta relação", diz Bob Kriss, responsável por litígios de terceirização na Mayer Brown.
Na prática, a terceirização é um terreno escorregadio. Uma vez que uma organização tome gosto pelos benefícios da terceirização, o apetite para terceirizar mais serviços de TI aumenta naturalmente. Em pouco tempo, a carteira de trabalhos terceirizados começa a comprometer os benefícios e a minar a produtividade dos serviços internos de TI.
Quando a terceirização de TI é demais? Isso depende do cliente. Mas aqui estão sete sinais infalíveis que você precisa trazer algumas atividades de volta para casa.

1. Você tem que convidar o provedor de serviço para uma reunião de diretoria

O CEO convoca uma reunião estratégica. O CMO quer falar de Big DataO  e analytics. CFO quer re-examinar as despesas de TI. É um mau sinal que você tenha que arrastar o contratante com você para todas as importantes reuniões de negócios. "Quando a única maneira de fornecer informações estratégicas de TI para os pares C-level é convidar o o fornecedor para discutir o assunto com eles, você tem terceirizado demais", diz Adam Strichman, fundador da consultoria de outsourcing Sanda Partners. "Um bom contrato de terceirização preserva o direito de controlar questões críticas e estratégicas que afetem o negócio principal", acrescenta Brad Peterson, da Mayer Brown.

2. Você está se afogando em pedidos de alteração

Quando até mesmo mudanças menores mais importantes exigem uma papelada imensa, as chances são que você tenha terceirizado mais do que devia. "Sua equipe de governança é impotente para fazer qualquer coisa sem passar por um processo de aprovação de fornecedores, de modo que muitas vezes acaba por não se preocupar em fazer melhorias por demorarem muito tempo para serem implementadas e, muitas vezes, custarem muito caro?", pergunta Phil Fersht, fundador da empresa de análise de terceirização HFS Research. Então... Em tais situações, as equipes de TI adiam a adopção de importantes tecnologias até que seus contratos sejam renovação, colocando a empresa em desvantagem estratégica.

3. Você fica sem espaço para reuniões

"Quando você precisa fazer uma reunião de gerenciamento com fornecedores e de repente, a maior sala de conferência da empresa não é grande o suficiente, você terceirizou demais.

4. Os custos de transação superam os benefícios

Apesar de soar como uma bandeira vermelha óbvia, mas os custos de gestão de uma carteira crescente de fornecedores de TI pode surpreender um cliente de outsourcing, diz Stan Lepeak, diretor de pesquisa de serviços de consultoria da KPMG. "Isso geralmente acontece porque o cliente tem mais fornecedores do que necessita para obter as habilidades certas e manter a concorrência", acrescenta Peterson, da Mayer Brown.

5. Membros-chave da equipe de liderança de TI se transformaram em gestores de contratos

Você começa a lamentar o fato de que nunca ter pensado em cursar direito, como sua mãe queria? Isso não é bom. É mais uma sinal de que você precisa retroceder o outsourcing, diz Fersht: "Você sente que perdeu o controle sobre suas operações e tornou-se simplesmente um supervisor administrativo. As pessoas que você deseja contratar para apoiá-lo não são tecnólogos, são administradores contrato... Você precisa de habilidades de contabilidade para melhorar o seu trabalho, não mais conhecimento de tecnologia. E o seu grupo interno teve que contratar pessoal para lidar com o fluxo constante de RFPs e declarações de trabalho de TI... Você realmente terceirizou demais.

6. Você não pode mais responder a perguntas fundamentais da tecnologia

Durante o planejamento de continuidade de negócios o seu Chief Risk Officer pede a localização exata dos dados da empresa e você percebe que você não tem ideia de onde estão armazenados. Soa algo impossível de acontecer, mas Strichman, da Sanda Partners diz que ele viu isso acontecer em muitas organizações de TI que optaram pela terceirização.

7. Ninguém mais presta atenção ao trabalho do terceirizado ou a você

Quando "não há mais espaço para reduzir mais custos empurrando mais trabalho para a equipe externa, e seu fornecedor continua indo às reuiniões de diretoria para convencer seus chefes de que pode fazer mais, o próximo a ser terceirizado pode ser você", diz Fersht, da HFS Research. Quando "os patrocinadores da sua gestão estão menos interessados ​​nas suas iniciativas de terceirização eles já encontraram deslocaram suas mestas de redução de custo para outras iniciativas", diz Fersht. Isso é um claro sinal de que é hora de conter a estratégia de outsourcing.

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